Páginas

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Shimeji

O Shimeji é uma boa fonte de lisina e vitamina B1. Mas sua melhor característica é seu sabor delicado.
Adquira-o com bom aspecto, sem manchas nem umidade aparente. Conserve-o na geladeira e utilize-o rapidamente.
Seu sabor e aroma o tornam excelentes para sopas, refogados e pratos de arroz. Este cogumelo é encontrado em duas cores: branco e castanho (cinza).
O shimeji é fonte de fibras, vitaminas e minerais, mas seu potencial é mesmo o alto teor protéico. Pode-se dizer que quatro colheres de sopa do cogumelo equivalem - acredite - a um bife de carne vermelha pequeno.  O shimeji contêm grande concentração de aminoácidos essenciais, nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento do metabolismo. Outra vantagem desse alimento sobre a carne está na baixa quantidade de gorduras. Enquanto 100 gramas de contra-filé possuem cerca de 13 gramas de lipídios, a mesma porção de cogumelo não ultrapassa um grama de gordura. 

Combate as Doenças:

Entre os principais benefícios terapêuticos do shimeji está a estimulação do sistema imunológico. Só por isso, ele já pode ser considerado alimento mais do que funcionail. Essa missão fica a cargo de uma substância chamada lentina, que, segundo pesquisas da Universidade de Michigan, nos EUA, seria capaz de ativar o funcionamento dos macrófagos, células responsáveis pela produção de interleucina, uma outra substância relacionada ao combate da gripe e infecções, até mesmo as causadas por doenças crônicas como hepatite e Aids. Além disso, ela previne o aparecimento de tumores cancerígenos.

 
Sangue mais Fino:

Os pesquisadores apontam  o shimeji  como alimento altamente capaze de proteger o organismo contra doenças ligadas ao coração (entre elas, o colesterol alto, a hipertensão, o enfarte e o diabetes). Duas substâncias são responsáveis por esse feito: a eritadenine - que diminui a agregação de gordura no sangue - e as betaglucanas - fibras que ajudam no controle do mau colesterol. Não é à toa que os chineses chamam os cogumelos de tônico da longevidade e os utilizam, secos ou na forma de extratos, como medicamento para tratar o corpo e viver cada vez melhor.


Receita 

Shimeji na Manteiga


Ingredientes:
  • 200 gr de shimeji
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 1 colher de chá de shoyu
  • 2 colheres de sopa de água
  • 1 colher de sopa de manteiga

Modo de preparo:
  1. Aqueça uma frigideira e coloque a manteiga.
  2. Quando derreter acrescente o shimeji e a água.
  3. Quando começar a evaporar a água, acrescente a cebolinha e o shoyu.
  4. Quando estiver macio, retire do fogo e sirva


Ricely Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário