Páginas

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Mitos e Verdades sobre a Gelatina

Gelatina 2 300x273 Gelatina: Ajuda a Prevenir Flacidez e Celulites?

A gelatina tem sido muito falada a respeito da beleza, que previne a celulite, protege as unhas e fortalece os cabelos. Houve  épocas em que ela estava na moda, depois, cedeu lugar para outras novidades. Mas, os estudos a respeito do produto prosseguiram. Hoje, já se sabe que a gelatina é eficaz para a manutenção do tônus muscular e firmeza da pele.

Confira os mitos e verdades sobre gelatina:

1° A gelatina previne ou reduz a celulite?
A gelatina não age diretamente na celulite. Permite que a pele tenha mais elasticidade, porém, isto terá pouca influência no aspecto e evolução da celulite.

2° É verdade que a gelatina não tem gordura nem colesterol?
Sim. A gelatina ou o colágeno hidrolisado é isenta de gordura, colesterol e carboidratos. Ela é composta por cerca de 84 a 90% de proteína, 1 a 2% de sais minerais e 8 a 15% de água.
.
3° É mesmo feita de cascos de vacas?
A gelatina é obtida pelo processamento do colágeno protéico, que é extraído da pele, cartilagens e ossos de diversos animais.

4° A gelatina deixa as unhas mais fortes e os cabelos mais brilhantes?
Sim, ela contribui para isso. Para um crescimento saudável, unhas e cabelos precisam de diversos nutrientes. Entre eles, o colágeno, existente na gelatina.

5° Pode ser aplicada diretamente no cabelo?
Aplicar gelatina diretamente no cabelo não produz nenhum efeito porque o cabelo não consegue absorver os nutrientes.

6° Máscaras de gelatina deixam a pele mais bonita?
A aplicação na superfície da pele, não tem nenhum efeito. Algumas máscaras possuem colágeno na fórmula e apresentam ação hidratante temporária. Porém, para apresentar benefícios na elasticidade da pele, a gelatina deve ser ingerida.

7° Quanto tempo demora para os resultados visíveis aparecerem?
Os 1° efeitos se fazem notar após 2 a 3 meses de consumo diário. Depois de obter o resultado desejado, é importante fazer uma manutenção, ou seja, o consumo deve ser incorporado ao cardápio. A dose recomendada é de 10g diárias ou seja 1 colher de sopa de gelatina , também chamada de colágeno hidrolisado diluída em meio copo de água ou adicionada em sucos, leite, sopas, chás, etc.

8° Quem faz dieta, precisa comer gelatina para não ficar com a pele flácida?
A gelatina é a maior fonte alimentar de aminoácidos que ajudam a estimular a síntese de colágeno no corpo. O consumo de gelatina durante o período de emagrecimento ajuda a manter a tonicidade e elasticidade da pele, prevenindo assim a flacidez.

9° A gelatina produz sensação de saciedade?
A gelatina se liga a uma grande quantidade de água, o que ajuda a dar sensação de saciedade após a sua ingestão.  A gelatina também pode substituir ingredientes mais pesados e calóricos no preparo de pratos.

10° Comer um pote de sobremesa de gelatina por dia é suficiente para obter os seus benefícios?
Como prevenção é interessante o seu consumo diário sob forma alimentar. Porém, se as unhas estão fracas ou o cabelo fraco, o uso de colágeno suplementar, em cápsulas ou em pó, é necessário para que o problema seja solucionado.

11° Qual é a melhor maneira de consumir a gelatina?
O ideal é associar o uso de colágeno suplementar em pó ou cápsulas com a gelatina alimentar. Ela pode ser incorporada ao cardápio diário de diversas maneiras, em pratos doces ou salgados, sucos e iogurtes.

12° As gelatinas sem sabor são melhores do que as coloridas?
O efeito nutricional é o mesmo. A única diferença é que a gelatina sem sabor permite a mistura de sucos ou frutas diversas, ou o uso em pratos salgados.

13° Muita gelatina faz mal para a saúde?
Não, a gelatina não pode ser usada como única fonte de proteína. Deve fazer parte de uma dieta variada e equilibrada em proteínas, carboidratos e gorduras. É interessante notar que a adição de gelatina no cardápio ajuda a complementar a ingestão de proteínas de outras fontes, como carne, ovos e feijões.

14° Gelatina faz bem para os ossos e articulações?
Ossos, cartilagens e articulações são formados por colágeno acrescido de minerais. O colágeno reforça os tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos. A gelatina hidrolisada ajuda na nutrição destes tecidos, mantendo a hidratação e integridade das articulações, desempenhando assim um papel importante na prevenção e no tratamento de dores articulares, artrose e osteoporose.




Nutricionista Ricely Fernandes

2 comentários:

  1. Muito obrigada pela explicação!Isso foi uma verdadeira aula sobre gelatina. Então o colageno q entra na receita da ração humana é gelatina e eu não sabia. Vc já comentou sobre ração humana? Desculpe o abuso, mas vc tem uma satisfação em explicar tudo tão direitinho e eu adoro aprender.Sucesso e obrigada pelo elogio.Faço bolos e estou começando meu blog.Até a proxima!

    ResponderExcluir
  2. Ricely, adorei as dicas, to lendo tudo no blog!! já to seguindo e vou estar sempre por aqui, porque comecei minha RA aliada com atividade física diária, espero chegar no meu objetivo!
    Amo gelatina e agora vou colocar ainda mais no meu cardápio!
    Bjusss

    ResponderExcluir