Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O Poder do Limão





Atendendo a pedidos segue mais um post sobre o Limão
limao Dieta do Limão



O limão é uma fruta cítrica rica em, vitamina C (que atua no fortalecimento do sistema imunológico, e flavonóides, que combatem os radicais livres, responsáveis pelo processo de envelhecimento precoce de danos vasculares) B1 e B2 ( importantes para a formação das células do sistema nervoso e do sangue) e sais minerais. Ele tem baixo teor de calorias, cada 100 gramas de limão possui 25 calorias. É diurético e ajuda a combater o inchaço e a retenção de líquidos. Ideal para temperar qualquer tipo de alimento, desde peixes até legumes ou chá, o limão é uma das frutas cítricas mais utilizadas. Adoçado, diluído ou gelado, o suco fresco de limão é uma bebida tradicional parar aliviar a boca seca, a sede, no verão. As limas também são ricas em bioflavonóides e outros antioxidantes que protegem contra o câncer e outras doenças.

Variedades de limão

No Brasil,as variedades mais conhecidas são o limão-taiti, o limão-galego, o limão-cravo e limão-sicilino.

Partes do limão

A parte branca é rica em uma fibra solúvel chamada pectina que facilita a digestão e melhora o controle glicêmico.
O limoneno, encontrado na casca, tem a ação antibactericida e pode remover placas de gorduras das artérias. Muitas receitas pedem raspas de casca de limão, que é a casca externa ralada.A casca é rica em um antioxidante químico chamado rutina, que ajuda a fortalecer as paredes das veias e capilares.
Porém, a casca contém um óleo irritante, a psoralém, substância química que aumenta a sensibilidade da pele ao sol.Podem estar contaminados por fungicidas ou pesticidas.


Vinagrete de limão, mostarda e alho

Utilize este vinagrete para temperar verduras cozidas no vapor, tais como brócolis, espinafre, abobrinha ou qualquer variedade de abóbora. Ele também vai bem como molho de salada fria.


Ingredientes
3 colheres (sopa) de suco de limão, espremido na hora 
1 colher (sopa) de mostarda
1/4 colher (chá) de vinagre balsâmico
1/4 colher (chá) de alho, picadinho na hora 
Sal, pimenta-do-reino moída na hora


Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e acrescente aos poucos o sal e a pimenta-do-reino á gosto



Nutricionista Ricely Fernandes

2 comentários:

  1. Ei Ricely!
    Tira uma dúvida...é verdade que tomar água com limão pela manhã em jejum, emagrece?
    Bj,
    Marcela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela, obrigada pela sua visita!

      Isso é um mito, tomar água com limão de jejum pela manhã não emagrece. Porém, se você sofre com azia e queimação no estômago, água com limão em jejum é um ótimo aliado, ele limpa toda mucosa do estômago e reduz sua acidez.

      Espero ter ajudado

      Beijinhos

      Excluir