Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Alimente-se bem na Gestação

A gestação é um período natural e fisiológico pelo qual a maioria das mulheres passa. Gravidez não é doença, não. E a alimentação durante a gravidez deve ser normal, porém balanceada.

É importante que se faça refeições variadas para adquirir maior número de nutrientes necessários para a gestação.

Os alimentos ricos em cálcio nessa fase são muito importantes, pois eles garantem o bom desenvolvimento dos ossos e dentes da criança. Por isso é necessário o consumo de pelo menos 4 porções de produtos lácteos como leite, queijo e iogurte.

Escolha pelo menos uma fonte de vitamina C por dia, como acerola, caju, goiaba, laranja, limão, etc. Eles ajudam o organismo a melhorar a imunidade.

Alimentos ricos em ferro são importantes para evitar o surgimento de anemia. Boas fontes de ferro são: carnes vermelhas, ovos, vísceras (fígado, rim, coração, moela). E como as gestantes são grupo de risco importante para esta doença, há necessidade além do consumo também a suplementação juntamente com ácido fólico, outro nutriente primordial. Geralmente alimentos fontes de ferro também são ricos em ácido fólico, como feijão e carnes. O ácido fólico ajuda a prevenir má formação no feto.

A vitamina A também deve estar presente na alimentação da gestante. As fontes de vitamina A são cenoura, abóbora, batata doce, damasco, mamão e melão. Essa vitamina tem função importante para a pele e visão. 

Priorize o consumo de cereais integrais como pão, massas e bolacha, pois contém fibras. Ela ajuda a regularizar o funcionamento intestinal, evitando assim a constipação, muito comum nas gestantes.

Evite durante a gestação e lactação alimentos que não são saudáveis e pode prejudicar o bebê, como frituras, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Não consuma café e produtos que contêm cafeína de forma exagerada, pois eles são estimulantes deixando a mãe e o bebê muito agitados.

O ganho de peso adequado para a gestante que entrou na gravidez com o peso normal é 9,5 a 12kg. É claro que nunca é bom ficar nos pesos extremos. Para aquelas gestantes obesas o ganho de peso deve ser de 5 a 9,5kg. E as gestantes desnutridas devem ter um ganho de peso maior, de 12,5 a 16kg. Não é interessante que a mulher ganhe nem muito peso e nem pouco durante a gravidez. O ganho excessivo de peso além de ser mais difícil a perda pós-parto, também leva a uma série de complicações na gravidez que pode até desencadear um aborto e risco para a mãe. Já o ganho insuficiente de peso prejudica a formação e o desenvolvimento do bebê, e isto pode fazer com que ele nasça com peso baixo, crescimento insuficiente, imunidade baixa deixando em risco para outras doenças.




Acompanhe a Fases de Desenvolvimento do seu Bebê



Faça refeições frequentes e não coma de forma exagerada, não há necessidade de dobrar a quantidade de comida. O mais importante é que seja uma refeição completa e variada, rica em nutrientes e com o mínimo de gordura possível.



Nutricionista Ricely Fernandes




Nenhum comentário:

Postar um comentário